Artigo interessante me chama a atenção na revista Wired de março; um pequeno review técnico de uma câmera Sigma compacta, com sensor Foveon X3.
Como todos os tecnólogos já sabem, a Sigma, empresa japonesa com sede em Kawasaki, comprou a americana Foveon, com sede em San Jose, CA. A tecnologia dos sensores X3 permite que a luz seja capturada integralmente por cada um dos fotodiodos, com as tres cores RGB , sem filtragem, resultando em uma imagem sem interpolação cromática e sem a necessidade de um filtro anti-moiré.
A Foveon afirma que a tecnologia permite cores mais puras, conforme explicação detalhada no DPreview, e em seu release, afirma: “The DP2 uses the same 14 megapixel (2,652×1,768×3 layers) direct image sensor as the SD14 and DP1. Utilizing the special features of silicon, which is penetrated to different depths by different wavelengths of light, this direct image sensor succeeds in full-color capture with the full RGB in a single-pixel location. Since the moiré is not generated, use of a low-pass filter is not needed because full information of light and color can be captured with three-dimensional feeling.”
A DP2 vem com uma objetiva 24.2mm F2.8 , equivalente a uma 41mm das 35mm SLR, com coating anti-flare e excelente desempenho. Com resolução de 14 Megapixel e capturando em Raw, a compacta da Sigma certamente é uma concorrente a altura das mais populares compactas de qualidade, como a Lumix LX3 e a Canon G10, apesar de não ser páreo para sua irmã mais velha (e que usa o mesmo tipo de sensor), a Sigma SD-15.
Quanto ao radical do título, deve-se ao receio natural de testar novas tecnologias diferentes do lugar comum; eu *quase* comprei uma Sigma SD 14, mas fiquei preocupado com a eventual falta de assistência técnica no Brasil, e desisti. Mas com um investimento bem menor, estou tentado a comprar uma DP2, para viagens e uso pessoal.
Alguém mais se arrisca?
Update do Clicio: processei o arquivo acima no Lightroom 2.4, sem problema algum.
O arquivo X3F baixado do pack em http://www.rytterfalk.com/
Update do PDN:
Sigma Announces that DP2 is Now Available for $870
Para ver a matéria inteira, clique aqui!
Update do Clicio:
A comparação feita com a Canon G10 e a Lumix LX3 pelo Antonio (ver nos comentários, abaixo) me levou a decidir pela DP2; se eu puder, vou comprar uma! Para informações adicionais, ver o site da DP2 aqui!
Update02:
Agora funhanhou todo… A DPreview faz um comparativo interessante com as Panasonic GF1 e a Olympus EP1. Ambas com sensor APS-C (4/3) e Raw. Fica difícil escolher uma…
Update03: Decidi; comprei a Panasonic GF1; agora é só esperar chegar, e fotografar tudo pela frente!
Update04: Pepe Mélega está testando a minha GF1 em NYC, e teve a cara-de-pau de postar em seu blog! Veja aqui.
Bom, estou vendo que me dei bem comprando a panasonic GF1; as fotos recebidas até agora são lindas, e de excelente qualidade!
Meu amigo, parabéns por mais essa iciniciativa.
O blog traz para perto de você os visitantes.
Abçs
AYRTON
Clicio, Tenho acompanhado a evolução do Sensor Foveon e fiquei tentado a comprar uma SD10 que pelas imagens apresentadas em vários sites, percebia uma qualidade incrível de nitidez, mas alguns foruns informavam que o sensor Foveon apresentava um problema de captura na cor vermelha quando fotografado com flash, na SD9, fiquei com receio de comprar na época, espero que já tenham corrigido na SD14 e SD15 pois o valor da máquina é bem inferior a uma D700 ou 5DMk II, a DP2 é uma alternativa interessante de baixo custo.
Parabéns pelo Blog.
Abraço
Celso
Será que eventualmente alguém mais vai licenciar e usar a tecnologia do Foveon, ou as gerações futuras de sensores convencionais com filtros Bayer das outras marcs irá compensar a diferença na força bruta (i.e. quantidade maior de pixels diminuindo os defeitos de imagem)?
Interessante! O engraçado que no final de semana conversarmos sobre o efeito moiré das nossas câmeras e sobre o filtro que causa o desfoque. Acho que vale a pena experimentar e por `a prova o equipamento da Sigma.
Beijo grande, Lucia
Clício,
Blog referência heim !!! Estou justamente comprando uma máquina para uso pessoal e viagens, aquela pra estar junto O TEMPO TODO. E agora, Canon G10 ou Sigma DP2
rss
abraço,
Marco
Oi Clicio !
Adorei o blog, não tinha visto ainda …
Bom pra gente né !
Bjs
Clicio, estou com uma duvida, talvez possa me ajudar …
Eu ja havia importado e trabalhado em uma sessão de fotos no Lightroom. Conclui o trabalho, fechei o LR e depois lembrei de renomear as imagens, só que fiz isso atraves do ACR/Bridge. Quando novamente fui fazer umas aletrações no LR, as imagens logicamente apareceram como “missing files”. Como faço para reencontra-las, se os nomes não batem mais. Quando eu peço para sincronizar o folder, ele reimportaria as imagens com os novos nomes, mas aí eu perderia todos os ajustes e teria de fazer tudo de novo??? Eu queria mudar a nomenclatura no LR (eu sei como fazer, foi apenas um descuido) porque o nome do noivo está errado e á a partir dali que eu vou gerar o preview on line para eles escolherem as fotos … entende??? O que eu faço???
obg, bjs
Erika,
Se vc *não salvou as alterações nos arquivos* com Comd+S, então vai ter que importar de novo e refazer os ajustes.
*Sempre* faça o Comd+S!!!
Renomeie *sempre* do Lightroom!!!
Abraços,
Clicio
É, o problema das compactas é não ter visor óptico, mas…
Testei uma Canon G9 ontem (com visor óptico), e o visor não ajuda muito não… Bem pequenininho e difícil de enxergar.
Sei não…
Snifffff!!!!!!!! Entendi ….
Para atualizar o nome dos arquivos fisicos, seguindo a renomeaçao do LR tenho que sincronizar o folder ou renomeia automaticamente??
Brigaduuuu
Erika Lais
Acho que a Canon G10 tem tido muito sucesso por ser uma câmera boa e por contar com a caixa estanque. Tenho seis colegas que compraram por causa da caixa.
Ai eu adorei, da uma coceiraaaaaa
hehehe
Bjs
Alguém aqui tem uma Sigma? Clício, como pode o ACR processar os arquivos RAW dela, se são completamente diferentes, já que não precisam ser interpolados?
Eu quero uma…
Abs
Marcos Issa
Caro
Tire-me da indecisão….
G 10 ou DP2
Abçs
Acabei de encomendar uma,daqui a 20 dias eu conto se esta com essa bola toda…aparentemente sim, embora tenha alguns senões pelo que eu tenho lido. Como o formato de arquivo é diferente,será que a Adobe vai conseguir incluir no Camera RAW do LR? Ia ser um porre ter de usar dois fluxos diferentes…
André,
Se puder me manda uns arquivos RAW feitos com ela?
Parece que o último ACR trabalha com os arquivos dela. Mas acho estranho, pois são formatos tão diferentes…
Sorte!
Me lembra daqui a uns 20 dias que é quando ela (espero) chegue da BH,te mando sim…
Ah, e quanto comparar a G10 com a DP2,acho que nao cabe,são coisas bem diferentes.O tamanho do sensor coloca a DP2 na categria de imagens das SLR,nada a ver com as compactas. Mas tem a questao da falta de zoom,de ter de comprar o viewfinder separado…como eu priorizo a qualidade da imagem,nem pensei duas vezes.
http://www.rytterfalk.com/
Aqui tem dois packs de imagens raw da DP2. Baixe o software da sigma do site deles. No ACR,tem de ser a versão 5.4
Vallejo,
Obrigado pelos arquivos.
baixei e processei normalmente no Lightroom 2.4 (ACR 5.4), como a imagem que inseri no post original comprova.
O arquivo X3F baixado do pack em http://www.rytterfalk.com/
Gostei da resposta de cor.
Abraços,
O LR 2.4 já esta disponivel pra download geral ou só pra insiders…? Tô querendo comparar o processamento pelo SPP e LR…Pensei que fazendo o update pro ACR 5.4 ja funcionasse no LR já que eles compartilham o mesmo engine,mas parece que não é bem assim,né?
abs
Olá a todos!
Eu tenho uma DP2, uma Lumix FX3 e uma G10 e posso fazer alguns comentários que talvez possam ajudar.
A G10 é uma boa câmera no tocante a ergonomia e a qualidade da imagem é razoável, mas não chega sequer aos pés da minha humilde Canon EOS-350D. A quantidade de megapixels nem de longe é o fator determinante na qualidade de uma foto. Os maiores problemas da G10 na minha opinião são o ruído sempre presente mesmo em ISO baixo e a objetiva não é lá essas coisas, principalmente nas bordas. Comparada mesmo com a péssima 19-55 que vem no kit da EOS-350D, perde feio em tudo. A fidelidade de cores também não é das melhores.
A LX3 tem seus prós e contras. Em wide a qualidade ótica é muito boa, bem melhor que a G10. Já em tele (se é que se pode chamar 60mm equiv. de tele) ela é medíocre, com bordas com grande perda de definição. Se usada em RAW e iso 80-100 as imagens são muito boas, desde que tiradas com zoom entre 24 e 40 aproximadamente. Use somente o modo Standard de tipo de filme. Esqueça os Vivid, Dynamic e outros. Se precisar use o Silkypix que é muito bom como laboratório digital. Não use esta câmera em JPG pois mesmo em JPG fine a imagem não é muito boa, havendo erro de quantização e artefatos.
Mas…. A DP2 é o cão !
Mesmo tendo 4.7 MP para as dimensões da imagem, a qualidade é absurdamente superior. Não existe erro de quantização visível. O ruído é ínfimo e a lente é um absurdo de nítida. Imagine esta câmera como uma Leica Minilux em versão digital. Mas tem que ser usada em RAW.
Não tem zoom, é lentinha, mas é o bicho. E daí que não tem zoom ? Sempre usei câmeras de filme com lentes fixas e nunca reclamei, muito pelo contrário. Por anos a minha câmera favorita foi uma Rollei 35S que tinha uma objetiva Sonnar 40/2.8, então a DP2 para mim não causou nenhum trauma, muito pelo contrário. Ok, a bateria não dura muito… Compre uma extra ué ! É lenta para focalizar ? Eu nunca reclamei de usar câmeras de foco manual… É lenta para escrever no cartão ? Amigo, quando você usa um filme Provia 100F ou um Provia 400SF que custa R$ 45 o rolo, pode acreditar que você não dá a mínima para a lentidão. Faz você pensar melhor.
A DP2 é uma câmera para fotógrafos à moda antiga e não para apertadores de botões…
Antonio,
*Muito obrigado* pela sua análise comparativa!
Agora me deixou bem feliz, pois eu estava em dúvida entre a LX3 e a DP2, e agora vou sem medo na DP2!
Aliás, gosto do Silkpix também, apesar de usar pouco (é difícil deixar i Lightroom…).
Mais uma vez, obrigado!
Vou tentar responder aqui a todos…
Clic!o,
Eu sou usuário do Silkypix Professional e é um programa excepcional. Ninguém importa RAW como ele, e olha que eu sou rato. O fabricante estava oferecendo um upgrade para os usuários de Panasonic por um excelente preço. Mas a função do Silkypix é ser um laboratório digital e não um programa de filtros e retoques. Para isso tem o Photoshop, o GIMP (excelente por sinal), o PictureWindow (imbatível na correção de cores).
Fernando,
A coisa funciona da seguinte maneira:
1) A imensa maioria das impressoras fotográficas tem resolução de saída de 300 dpi reais (Noritsus, Kodaks, Fujis. Não estou fallando de plotter nem de inkjet, e sim de coisa séria ok…)
3) uma foto com 45cm de largura tem 17.7 (18 para arredondar) polegadas, o que em 300 dpi dá exatamente 5310 pixels, isso para uma impressão em 1:1. Sua 30 x 45 para se impressa em 1:1 em 300 dpi teria que ter 5310 x 3543 = 18.8 megapixels. Se impressa em 600 dpi, quatro vezes mais… E a coisa fica complicada.
4) Se for para fazer uma ampliação que você vai ve-la a cerca de 40-50cm de distância, 100-150 dpi são mais do que o suficiente, pois o cérebro processa a imagem de uma maneira bem singular. Mas você tem que fazer um teste. Eu pegaria a imagem em questão, e usaria o programa IrfranView ou PictureWindow e faria um resample para 2x usando o algoritmo Lanczos
9×9 ou Mitchell. Nada de Bicubics, Spines ou Bilineares porque o resultado é horroroso.
5) Quanto à falta de informação, é uma questão de ponto de vista. A G10 tambem tem muita falta de informação, pois dos 10 MP 50% sao verdes, 25% azuis e 25% vermelhos… A G10 tem maior resolução dimensional, porem uma tremenda falta de resolução de cores, que é interpolada e filtrada pelo menos por dois filtros diferentes. Já a DP, tem todas as cores, porem menor resolução dimensional. Resumindo o papo: é muito mais fácil matematicamente você interpolar dimensionalmente do que cromaticamente.
6) Como na DP2 não há interpolação de cores, o ruído proveniente do chamado “erro de quantização” é inexistente. O ruído que ela tem é o ruído eletrônico somente. Nas não-Foveon, tem obrigatoriamente o ruído eletrônico, o de quantização e uma quantidade maior de artefatos derivados do ruído de quantização.
Juliokon:
Reduzir o tamanho torna as coisas piores pois você está discartando informação, que proveio de um processo que já passou por uma interpolação de cores braba, pelo filtro bayesiano, pelo sharpen, por redução de rúido e sabe-se lá mais o que. Fora que para interpolar dimensionalmente para baixo, o filtro tem que ser bem mais sofisticado. Lanczos 9×9 no mínimo, senão vais perder detalhes como nunca imaginaste.
Antônio, sem querem abusar mas já abusando, você testaria se faz falta o dobro de informação que as outras tem (ou teriam) numa impressão de 30×45cm?
Olá.
Eu perguntaria o contrário. Reduzindo o arquivo de uma G10 e de uma LX3 pra 5Mpixels, como fica esse comparativo de nitidez e ruído?
Fernando, se você quiser eu te envio por e-mail uma imagem png feita a partir de uma raw da dp2 juntamente com uma interpolada para o tamanho próximo da G10.
Tenho 2 gêmeas, japonesa e cingalesa, ambas aguardando uma versão digital decente…!
Hehe… Show de câmera, principalmente a 35S com a Sonnar ! Cabe no bolso e tem uma objetiva de uma qualidade absurda. A minha sofreu abusos absurdos e nunca negou fogo. Por anos usei a 35S e uma Minox 35GT como câmera de bolso. Vendi as duas e as vezes dá uma saudade… Mas aqui no Rio está um problema tanto para comprar filme decente a um preço honesto quanto para achar um bom laboratório… O único que eu conheço que ainda é bom é a Cronocroma mas metem muito a mão. Hoje tenho somente 3 câmeras de filme, todas baratas mas com boa ótica, que é o que vale para mim. Uma Yashica 35 Electro GTN, uma Voigtlander Bessa-R com um conjunto legal de lentes e uma Voigtlander Bessaflex TM de rosca M42, com objetivas Fujinon Super EBC =). Na hora que sei que o bicho vai pegar uso essas e deixo as digitais em casa.
Adoro tecnologia mas tem horas que o filme é imbatível. Ainda está para aparecer uma digital que supere a minha venerável Yashica GTN com um Provia 100F nela…
Obrigado, pessoal, estes posts todos, as dicas e os arquivos enviados foram determinantes para mim também! Abraços,
Marcos Issa
Agora saiu a Olympus Pen. Se isso virar moda existe uma pequena possibilidade de que a Nikon resolva lancar uma Nikon rangefinder com objetiva intercambiavel, isso me interessaria muito. Mas com as alternativas atuais eu acredito que a DP2 seria a melhor escolha se voce puder pagar o preco.
Um ponto a favor é o tamanho da fotocelula (is 7.8μm), mas algo contra é a lente, que nesse tipo de câmera e para o uso que vamos dar necessita de mais flexibilidade. O sensor não mete medo e já foi amplamente testado em versões DSLR pela Fuji em dois modelos se não me engano demonstrando do que é capaz. O problema vai ser assistência técnica. No restante todos os fabricantes possuem tecnologia para gerar bons produtos e a escolha passou a ser pela preferência a marca de cada um. Canon, Cassio, Fuji, Nikon, Olimpus, Sansumg, Sigma, Sony estão fazendo câmeras compactas de ótima qualidade que surpreendem quando bem usadas. Abs
Pepe,
Eu tive a oportunidade de usar por 6 meses uma Fuji S5 Pro e uma Fuji S100FS. Os sensores da Fuji são os SUPER-CCD SR e HR e a única coisa boa que eles tem é a faixa dinâmica que é absurda. Mas tem um problema sério de rúido em baixa luminosidade. A S5 era do meu primo e a S100FS minha, que comprei em dezembro na B&H. Nós dois vendemos essas câmeras. Quanto à assistencia técnica, eu simplesmente nem esquento com isso. A Canon e a Nikon metem a mão sempre, fica mais barato comprar outra lá fora do que mandar consertar aqui. Quanto ao fator limitante de ter uma lente fixa, aí já é subjetivo. Depende muito de cada um. Prefiro mil vezes uma lente fixa decente do que uma zoom mais ou menos. Até hoje só vi uma câmera digital com uma zoom que considerei realmente boa, que foi a Panasonic FZ-20. Todas as outras que vi tem as deficiências de sempre: aceitáveis num extremo e ruins no outro. O caso da Fuji S100FS é típico: Excepcional em 400mm e horrenda em 28mm. Aliás ruim abaixo de 50mm. A TZ3 da panasonic é um estouro em 24mm e péssima em 60mm e o mesmo se dá com a G10, com a FZ-30, com a Leica D-LUX 3…
Clic!o,
Eu não sou profissional, isto é, não ganho dinheiro com fotografia, é só um hobby, uma cachaça, digamos, mas que levo muito a sério hehehe…
O engraçado é que achei este blog por acaso, procurando informações sobre a estrutura do formato raw da Sigma… Pra vocês verem como não sou do meio, nunca sequer ouvi falar no nome de ninguém aqui… 😦
Se eu puder ajudar em alguma coisa, é só falar. Para mim é um prazer compartilhar o pouco conhecimento que tenho com os demais.
Chegou a minha.Bom,fui na praia dar uma primeira testada enquanto tinha luz,peguei a luz acabando mas ainda deu umas fotinhas.
Quanto a usabilidade da camera era o que eu esperava,com as vantagens e defeitos que eu ja tinha visto nos reviews. Bem compactazinha,cabe num bolso folgado (sem o viewfinder e o parassol que ainda não chegaram). É mesmo uma camera pra andar por ai. A reposta do disparador é boa,mas não excelente, não é camera pra fazer estudio num ritmo rapidinho (nem ela se propõe a isso), e demora um pouco pra gravar o raw no cartão,mas como o buffer parece bom,não compromete.Não é uma camera “rápida no gatilho” como uma DSLR grande ou uma Leica, parece ser o preço por ser compacta. O sistema de controles para ajuste de abertura e velocidade é funcional,nada a reclamar dos controles a não ser o raio da idéia que algum debilóide da Sigma teve de colocar os simbolos pretos nos botões pretos…
No quesito que mais interessa,qualidade da imagem,é o que eu também já sabia…arrebenta!
Coloquei alguns testes preliminares no meu Smugmug,.O link é
http://vallejo.smugmug.com/gallery/8745373_CDRgz#578590274_b4roH
Antônio, perder detalhes claro que vai, independente da tecnologia dos sensores, afinal estamos reduzindo a resolução para menos da metade.
O ponto em que eu queria chegar é que é uma comparação entre produtos muito diferentes. Os sensores minúsculos da G10 e da LX-3 vão sem dúvida produzir mais ruído que o APS da Sigma. E em termos de nitidez, a lente fixa da Sigma deve mesmo dar um banho, até porque é pouco exigida, pois está numa câmera de 4,7Mp.
Mas lembrando que nitidez (sharpness) e resolução são grandezas diferentes, reduzindo a resolução (interpolando “pra baixo”), das G10 e LX-3, elas não devem fazer tão feio comparadas à Sigma no quesito resolução e ruído.
Na verdade, creio eu, pois não tenho uma Sigma, que a grande vantagem do sensor Foveon está no fato de ele não utilizar filtro o anti-aliasing que o sensor Bayer pede, que rouba nitidez e resolução. Os colors artifacts já não são uma coisa que incomoda desde a época da Canon 20D ou Nikon D70. Mas repare em várias fotos e reviews das cameras com Foveon, elas sofrem com moiré evidente, que o anti aliasing removeria.
Acredito que seja uma ótima câmera, mas acho que hoje uma Olympus E-P1, com a lente 17/2.8 seja muito mais negócio.
Abraços!
Acredite, não tem como comparar a qualidade de imagem da DP2 com a LX3 ou G10. Quanto ao moire, isso não tem jeito, pois resulta de você estar captando a imagem em cima de um sensor que tem uma geometria regular. Como nos filmes os grão não estão dispostos de forma regular, o efeito é zero na prática. Em breve vou postar uns testes feitos a sério com as 3 câmeras, mas estou no meio de um projeto e acho que só poderei fazer isso em um mês mais ou menos. Fora que , se alguém pega um raw e converte para jpeg, ainda por cima escalonado e mostra como exemplo da DP2 ou de qualquer outra câmera, não vale como referência alguma. As imagens de comparação tem que ser crops em 1:1 (100%), gravadas em PNG, GIF ou JPEG a 100% de qualidade, senão vai induzir artefatos mesmo. Já vi exemplos postados em sites que o autor diz ser original de um raw mas que na prática é um jpeg safado com uma compressão razoável…
Postei a comparação com interpolação para cima e para baixo. Procure a mensagem que deixei com isso. Espero que goste.
Só como exemplo, veja em:
http://www.dpreview.com/gallery/canoneos5d_samples/
a foto da flor rosa…
Diz:
“Canon EOS 5D Review Samples (1 of 32), 180 mm, ISO 100, 1/640 sec, F5.0, +0.3 EV, EF 70-200 mm F4L, RAW DPP, Landscape”
Legal. A imagem mostrada é um resize safado de 1024 x 683 Pixels com uma compressão absurda. O arquivo tem 139 Kbytes.
Pelo menos tiveram o bom senso de por um link para poder dar download no arquivo no tamanho original , mas mesmo assim um jpeg altamente comprimido de 1.79 MB.
A imagem não tem nada a ver com o raw original, aparecem moire, artefatos, erro de quantização…
Se a imagem no site não for postada em um formato looseless, não adianta nada como comparação. Infelizmente poucos disponibilisam os aquivos raw originais.
Mas concordo que a nova Olympus deve ser bem interessante, isso se a Olympus resolveu os problemas que tinha com ruído, que era brabo na C5050, C8080 e E400… Se puder, experimente antes de comprar. Ruído é uma coisa que me incomoda muito.
Antônio,
Você poderia me mandar uns dois ou três arquivos raw da DP2, com ISOs diferentes? Pode passar para DNG, sem nenhum ajuste, usando compressão sem perda?
Meu email é marcos.issa(arroba)argosfoto.com.br
Abs e obrigado
Marcos Issa
A DP2 com o sistema Foveon certamente é uma opção muito válida. Eu estou pensando comprar uma. Más tenho visto uma outra câmera que me atrai pelo visula, pelo design, a Ricoh GX200. Alguem conhece, alguem já testou ela? Clicio ou Antonio, vocês conechen a máquina?
Já tive Ricohs , mas de filme. Um amigo tinha uma Caplio uns 2 anos atrás e era razoável. Geralmente as Ricohs tem boas lentes, quanto ao restante, não tenho idéia.
Eu estou super feliz com a DP2. A nitidez é absurda.
Para quem ainda tem dúvidas, achei uma página que diz exatamente o que andei comentando. Vale a pena ler, especialmente a parte dos supersamples.
http://www.ddisoftware.com/sd14-5d/
Caso interesse a alguém..
http://photomysteries.wordpress.com/introducao-a-tecnologia-da-fotografia-digital/
Aliás sou o Antionio hehehe
Exemplos valem mais que mil palavras. Ainda sobre a comparação entre a G10 e a DP2. São 4 arquivos, todos salvos em JPEG 100% (não sei se o Flickr aceita PNG). Nenhum deles sofreu qualquer tipo de processamento. ZERO !
Exposição em todos: 1/125s f=8.0 @ ISO 100
1) DP2-FULLRES-125-8-100
originário do RAW da DP2, 1760×2640
2) G10-FULLRES-125-8-100
idem da G10, 3312×4416
3) DP2-UPG10-125-8-100
Arquivo (1) Upsampled para 3312×4416, Algoritmo Lanczos 8×8
4) G10-DOWN-DP2-125-8-100
Arquivo (2) Downsampled para 1760×2640, mesmo algoritmo.
Não tem o que comparar. A DP2 é MUITO melhor.
Ah! antes que alguem saia falando besteira: É para ver e comparar ítens como NITIDEZ, RUÍDO e DISTORÇÃO. Exposição, cor, contraste, etc. são atributos secundários neste teste.
Juliokon, Aí está a resposta sobre a comparação entre a imagem reduzida da G10 p/ ficar do mesmo tamenho da DP2. DP2 infinitamente superior, obviamente. NÃO tem como um subsampling por melhor que seja gerar uma imagem melhor que uma não interpolada. E olha que a resolução da G10 é mais que o dobro da DP2.
O caso oposto é o mesmo. DP2 MELHOR. Por que ? Simples: Interpolar para cima (upsampling) dimensionalmente é infinitamente mais fácil do que interpolar cores. A G10 tem porrilhões de artefatos. Não acredita? faz um zoom de 400% que eles aparecem bonitinhos… E olha que a imagem ampliada da DP2 não foi pós processada. ZERO sharpening et al.
link para as imagens:
http://www.flickr.com/photos/groorj/sets/72157621824605593/
Espero que gostem
desconsiderar o link do flickr.
Aqui tem as imagens em full:
http://photomysteries.com/G10vsDP2.html
Desculpe, dei bobeira e os links para as imagens estavam quebrados, agora já estão ok !
Agora fiquei ABSOLUTAMENTE dividido!
Saiu a http://www.dpreview.com/previews/PanasonicGF1/page4.asp Panasonic GF1, que é grandona mas muito, muito atraente.
O que fazer, o que fazer?…
Compra a DP2 já disse… =)
Faz o seguinte… Se uma hora dessas passar pelo RJ me de um toque, você pode examinar as minhas LX3 e a DP2
Assim acaba qualquer dúvida.
Antônio,
Acho que vou de Panasonic GF-1 com a objetiva 20mm “pancake”. Li e reli todos os reviews e previews do DPreview, e estou quase convencido. A Olympus é interessante, a Leica tentadora… Mas o custo/benefício da GF1 me parece que faz mais sentido. A DP2 tem problemas de tint no WB, e dificilmente consegue neutralidade entre verdes e magentas (que estão no mesmo eixo), o que me deixa deveras preocupado…
🙂
Se uma hora dessas passar pelo Rio e quiser futucar a DP2, esteja a vontade.
Mas QUE tint ?
Dá uma olhada nas fotos do grupo FOVEON no Flickr. Só doido ou quem nunca usou a câmera e gosta de criticar que pode falar uma coisa dessas !
Antonio,
Olha, confio bastante no DPreview. Tenho o mesmo problema (verdes e magentas) no meu celular (não estou comparando, apenas constatando que o problema existe sim).
Por outro lado, não me considero doido, apesar de não ter usado a câmera; e Flickr não é parâmetro de nada (pelo menos no meu caso).
Não te chamei de doido não.. Foi só modo de falar hehe. Pessoalmente eu não acho o DPreview assim tão isento não.
Ah, em tempo:
Um amigo meu que mora em Paris, comprou a GF1 e gostou muito da câmera. Segundo ele, a qualidade da imagem é muito boa, e o único porém que ele viu é que dependendo da lente usada a câmera fica muito desbalanceada,chegando a ficar incômoda. Segundo ele, existe um visor eletrônico para ela, mas custa quase 300 euros lá.
Clicio
Decidi, comprei a Panasonic GF1; agora é só esperar chegar, e fotografar tudo pela frente!
Depois conto o que achei.
Obrigado por toda a juda!
Antônio, agora quero comparar com a DP2 aí no Rio. Topas?
🙂
Claro ! É só falar quando.
Tens o meu email….
PROBLEMA COM O FLICKR
AS IMAGENS FORAM REDIMENSIONADAS PELO SITE…
QUEM QUISER MANDE O EMAIL QUE EU MANDO AS ORIGINAIS
Alguém andou vendo as últimas fotos do site:
http://www.rytterfalk.com/
Tem umas que estão um absurdo de boas !
Puxa, agora que eu estava namorando a nova Canon G11…acho melhor comprar logo qualquer uma aguardar o ano que vem!!! O importante é que as alternativas hoje são melhores que as de ontem!
Acho muito ruim fotografar olhando na telinha…sem viewfinder pra mim não dá…e isso afasta a Panasonic , porque apesar de ter sapata, com zoom na lente o viewfinder não rola…
Estou bem contente com a DP2,mas não é perfeita…
O chato é ter que pagar 180 dolares num visor que não vale nem 20.
Hehehe…
Decidiu finalmente ?
Dá uma olhada no grupo FOVEON do flickr
Estou usando a G1, irmã mais velha da GF1, e achando ela uma diversão incrível. É uma câmera feliz. Se conseguir obter a lente, é a melhor opção mesmo.
Passei algumas semanas com a G1, levei-a em viagens, e sem dúvida é um cruzamento fantástico entre as qualidades da reflex e as de uma compacta.
Quem comprar uma Micro Four Thirds deve saber de antemão para que serve e o que se pode esperar dela. Essas câmeras são extremamente leves e pequenas por decisão de design. Reclamar de desbalanceamento com lentes maiores é ridículo, arrisco até a dizer que uma prova de má vontade em compreender a proposta da câmera. O que é grave ao se ter em vista o alto custo do sistema.
O visor eletrônico da G1 é surpreendentemente bom, a Panasonic evidentemente não economizou nesse recurso visando evitar comentários preconceituosos.
“Reclamar de desbalanceamento com lentes maiores é ridículo, arrisco até a dizer que uma prova de má vontade em compreender a proposta da câmera. O que é grave ao se ter em vista o alto custo do sistema”
Concordo 100%. Eu não a tive em mãos ainda, mas achei bem interessante. Só não sei se eu teria coragem de investir em outro conjunto completamente diferente que logicamente teria que contar com câmera,lente,visor…. Eu sou fã da Panasonic.
Galera:
Decidi, comprei a Panasonic GF1; agora é só esperar chegar, e fotografar tudo pela frente!
Depois conto o que achei.
Obrigado por toda a juda!
Antônio, agora quero comparar com a DP2 aí no Rio. Topas?
🙂
Oi Clício,
Desculpe-me só vi a sua mensagem hoje, quase 2 anos depois !!! Estou a disposição se quiser comparar a DP2 com a GF1. Aliás eu tenho as duas hehe.
Se quiser, mande um e-mail
Porque ninguém fala na GH1? Só o Mario Amaya se aproximou um pouco com a G1.:
http://www.dpreview.com/reviews/panasonicdmcgh1/
Majella,
Porque a GH1 definitivamente *Não é compacta*, e perde para outros competidores semelhantes.
Aqui o que buscamos é uma câmera leve, sensor 3X4, que possa estar na mochila para qualquer situação; a GH1 não se encaixa nesse perfil.
Abraços,
clicio
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