Não, não é um delírio.
Sigo a minha saga iniciada há semanas, e agora que o papo rola por toda a blogosfera, me sinto mais seguro no caminho que escolhi. Fotografei a Ellen ontem, com o back Phase One e com a Sony Alpha, e não passei nem perto do Photoshop.
Vou (devo!) confessar; que sensação poderosa a de ampliar, ampliar, ampliar a imagem, e ver tudo lá; tudo que temos, mas que tememos mostrar; tudo que nos dá personalidade, tudo que nos faz humanos.
As fotos ficaram maravilhosas, graças a Ellen, ao Rafael que mandou muito bem na maquiagem, ao René que foi impecável na assistência, e principalmente porque fotografamos exatamente como se estivéssemos voltado 15 anos no tempo, isto é, pensando, fotometrando, iluminando e dirigindo como se fosse filme cromo de médio formato.
Nada de fotoxópi.
Vamos esclarecer; adoro o digital, acho filme um suplício, não quero nem pensar em entrar em um laboratório químico! Mas o pensar analógico, o olhar mais vagabundo, menos apressado, e o rigor técnico… Só quem fotografou muito com filme compreende este feeling em sua totalidade.
Para ver a imagem grande (cropada) e cair de costas com os detalhes, clique aqui; para voltar a esse blog, clique na imagem grande.
A pedidos, os metadados de EXIF da foto (depois do crop):
Ver imagem grande (detalhe)–> Clique aqui.
Ver site da Sony Alpha –> Clique aqui.
Adorei *.*
Fala Clicio,
Sabe após tanto “photoshops” e o tempo que eu perco, retocando, eu estou agora clicando limpinho, fotometria afinada, menos tempo com minha tablet e mais com minha camera.
Atualmente acredito que vamos retornar para a foto arte, mais informação e composição.
A fotografia digital trouxe muita dispersão ao olhar fotográfico, que ficou preguiçoso como a comodidade de disparos, sem o custo elevado e a ansiedade do acertei ou errei.
Ontem o diretor de arte disse para mim:- Eu quero ver a pele mais natural deixa aparecer as sardinhas e com algumas ruguinhas.
Hoje a modelo liga para mim e diz: – Eu vi o Lay out coloca mais photoshop no meu rosto não precisa falar para ele (o diretor) rsrsrs.
Um Abraço
Claudio Fett
Revelação e Ampliação PeB feito com as próprias mãos é tudo de bom!!!
Mto bom!!!!!
Pois é, Cláudio, as mulheres querem, os homens estão cansados.
Pensar que tem gente que não consegue viver sem Botox, sem Photoshop, sem mentir para si mesmo…
Mas estou curtindo, e como diz o Ig, ‘to find the truth in beauty’…ou vice-versa!
Eu particularmente gosto muito mais de fotos assim que aquelas
elaboradas para anúncios, onde a modelo se transforma na mulher mais perfeita e desejada do mundo. É claro que tudo tem sua finalidade e direcionamento, mas fora da necessidade de produção comercial,
marqueteira, foto é isso aí, a verdade. Aceito no máximo limpar uma mancha de pele, uma espinha e acertos de exposição e nitidez que fazem parte do processo.
Creio que você está iniciando um movimento importante na fotografia digital.
Clício,
Parece que estamos num momento de mostrar a realidade, de expô-la. Acho isso importante e penso que definitivamente essa tendência deveria vir e se estabelecer.
Afinal de contas, a beleza da fotografia está na realidade, na clareza de mostrar o assunto como ele realmente é. Os retratos ganham em importância, pois fica explícita a qualidade técnica, as qualidades e os defeitos do retratado, que tornam a diferença humana tão maravilhosa.
Parabéns pela iniciativa!
Abraços,
Majella, como eu já te disse, a sua visão e a minha estão em sincronia.
Obrigado por comentar por aqui, é uma honra!
Tem gente DETESTANDO !
Já me escreveram em PVT, acham “tosco”, não enxergam beleza na foto, acham “mal-acabada”.
Bacana, me espanto o quanto o olhar globalizado já se viciou.
Vamos ter que mudar isso…
🙂
O Majella, disse tudo, no minimo uma pequena maquiágem, o qe importa é a Luz etc.etc…
Abraços. Parebéns.
Mas quem acha isso, se engana com a beleza. Acredita que a foto bem feita é aquela que mostra superficialmente as coisas. Como certa vez eu li “A vida está nos detalhes”…
daquilo que somos feitos!
Acho impressionante como as opiniões seguem sempre movimentos pendulares: hora tendendo a um extremo, hora ao outro.
Embora saibamos empiricamente que a verdade sempre está nos meios termos, é a busca pelos extremos que nos mantém em movimento. Criatividade não floresce da inércia, mas da busca pelo movimento.
Parabéns, Clicio. Pela foto e, principalmente, pela sua busca.
Clicio,
Outro dia, conversando com o Danilo Russo sobre as diversas áreas da fotografia, eu disse a ele que não gostava da fotografia publicitária. Ele me questionou porque, e minha resposta eu repito aqui. Porque é tudo falso, plastificado, sem graça. Pra mim a fotografia publicitária deixou de ser fotografia faz muito tempo. As mulheres viraram bonecas de porcelana, tudo tem montagem, a fantasia ficou chata. Eu cansei disso, por isso que valorizo e gosto muito dessa sua foto, isso é “trabalho de verdade”, porque vc vê o trabalho do maquiador e do fotógrafo. Aliás, aí entra um ponto interessante, pra que maquiador se o retoque tem elimiado até a maquiagem e fazendo outra por cima? Coitado dos maquiadores.
Abs
Danilo
Clicio, a tua iniciativa é mais que louvável, quebrando teus próprios paradigmas! O verdadeiro artista cria dogmas e os destrói, transita entre o céu e o inferno, entre a Luz e a Sombra, sai da Nikon, vai prá Canon, retorna à Nikon e surge mostrando esta beleza de foto com a Sony.. rsrs. Meus efusivos parabéns por esse exercício de liberdade! É um exemplo sem dúvida nenhuma!
Grande abraço
Vicente
Vicente,
Somos todos fãs do seu trabalho, e de seu blog.
Pra quem não conhece…
http://vicsamp.blogspot.com
Danilo,
Não vivo sem os maquiadores!
Como bem disse o Geraldo, é o pêndulo, que vai e volta. A única certeza é a do movimento…
Obrigado por visitar e comentar!
Seu blog é o meu norte, a minha referência. Obrigado por compartilhar!
Não sei. A foto é boa, os detalhes são de fato impressionantes. O *dogma* sempre é útil, não precisa ser absolutamente certo para ser útil, pois sendo *dogma* nos tira da zona de conforto e nos obriga, e obrigados temos de criar outra zona de conforto mais ampla na qual caiba a antiga e o *dogma*. A idéia é boa, qual seja, fazer a foto cabalmente antes, de tal forma que não precise de nenhum ajuste posterior. É uma disciplina. Se lhe faz bem, é boa. O que está por trás desta disciplina? Para onde esse *dogma* aponta? Qual a ideologia por trás dele?
São palavras assim que me incentivam a continuar meu blog por tanto tempo, obrigado Clicio.
Abs
Danilo
Linda foto. Qual a veloc. E abertura? Abraços.
Marcelo,
Tá no EXIF !
eu sei que falar agora parece covardia, mais a foto natural é algo que defendo a muito tempo,em outras áreas como a culinária por ejemplo, parte por preguiça parte por principio ,longe de ser um taliban da imagem acredito que o natural é melhor, acredito eu que é normal que a disponibilidade técnica tenha uma sedução poderosa, que afortunadamente esta sendo vencida pelo bom censo.
Chegamos a um ponto onde o que olhávamos/projetávamos , se encontrava a quilômetros da realidade, e hoje em um mundo cada vez mais tecnológico, os pés no chão fazem a diferença, afortunadamente pessoas com o peso do Clicio, colaboraram para que as pessoas voltem a aparecer nas fotos. E os fotógrafos atrás das camaras.
Achei linda a imagem, mas ainda existe aquele preconceito que define o profissional pela máquina que ele carrega. Estive tentada a comprar uma Sony e tentaram me convencer que Sony não é equipamento para profissional. Profissional só Canon ou Nikon. Pode?
Simplesmente sensacional a foto, que qualidade.
Concordo com o que o Diego falou e, realmente, falar agora é mais fácil, mas também sempre critiquei o excesso de manipulação que tomou conta do fazer fotográfico que acabava pasteurizando as pessoas, visto que todas ficavam iguais, perfeitas e, por isso, falsas.
Também não estou demonizando o photoshop que, hoje, é ferramente indispensável na fotografia profissional.
Sempre disse, nas eternas discussões sobre o tema, que preferia a modelo de pele boa, o maquiador competente e a luz certa, para um portrait.
Por isso é importante que um profissional como você, que levou a manipulação das imagens, principalmente na foto de beleza, a um patamar avançado retorne agora para apreciação da foto mais natural, mais verdadeira. Importante até porque com esse retorno, se vingar, os fotógrafos vão ter que mostrar mais competência, pois as coisas voltarão a ser resolvidas no set e não no computador.
Parabéns.
Clicio,
Simplesmente fantástica! Os detalhes fazem a diferença.
Eu particularmente gosto muito, mas acho que pra muita gente, o ‘fotoxópi’ já faz parte da foto. Mas eu tb adoro brincar de filme, fotografar, fotometrar, desligar o LCD e só ver o resultado em casa.
Continue nos deliciando com esse projeto lindissimo.
Foto ao natural, pensando, corrigindo a luz antes do click, na cadencia vagabunda de quem olha sabendo o que quer não têm nada a ver com o método de captura (filme ou sensores) tem a ver com a fotografia, pois é assim que se FOTOGRAFA.
Abraços
Clicio,
É admirável esse não aquietar-se, esse buscar constante por renovação, o quebrar paradigmas. Agradeço tua generosidade, teu constante partilhar.
Abraços
Acho que retornar a fotografar e NÃO fazer uma foto é uma solução para filtrar mais os profissionais dos pseudo profissionais.
E concordo com o Danillo quanto a babaquice que se tornou a foto publicitária hoje, especialemente no Brasil. Tudo fake pra cacete, todas de plástico, os céus sempre iguais, todos meio-esverdeados como se fosse de tempestade, retoques em todos os detalhes e ultrapassando o PS, foram com tudo com 3D em cima direto.
Os DAs não precisam mais de fotógrafo profissional. Basta quem tem uma máquina xpto e que saiba usar o PS e de preferência que tenha como mandar ver num 3D
Abçs e continue postando sempre.
A Y R T O N
ayrton360.com
É o que eu sempre digo, depois do digital o único poder que o fotógrafo ainda tem é a edição e ter mil chances de acertar deixou o olhar preguiçoso! Eu sempre agradeço por ter sido a última turma que aprendeu a fotografar com filme! E a OLHAR com filme! Belo post…
Mostrar a realidade foi o principal motivo para o surgimento da fotografia. Hoje estamos viciados na imagem limpa e falsa.
Quando o conteudo eh forte entramos dentro da imagem e isso eh o que importa. Legal pela coragem de dar a cara a tapa e mesmo sem PS fazer bonito como sempre fez! O fotojornalismo por sua velocidade ainda guarda um pouco do romantismo e da verdade da imagem purista.
Parabens!
Abs,
PCam
ESCLARECIMENTO :
Primeiro, quero agradecer a todos os comentários, que sempre agregam muita informação e nos fazem refletir.
Sobre questionamentos publicitários acerca da maquiagem (em PVT), devo dizer que tanto quanto a foto em si, a maquiagem foi sendo desconstruída no decorrer da sessão; nos melhores momentos a Ellen estava suada, esfregada, derretida. Não se retoca maquiagem quando a intensidade do momento está diante da câmera; não se retoca a maquiagem na pós-produção (Photoshop) sob pena de mudar a história que estamos tentando contar visualmente.
Queria que tivesse ficado patente que esta não é uma foto publicitária, mas acho que ainda não cheguei lá…
*Queria que tivesse ficado patente que esta não é uma foto publicitária, mas acho que ainda não cheguei lá…*
Aqui está a pista da ideologia…
Ivan;
Aí está a dificuldade de se livrar de um estigma…
:-((
Excelente clic… sem duvidas esse é o verdadeiro caminho da fotografia digital… abraço
Clicio, depois e meses enfurnado no mato, volto e deparo com prazer aqui com esse espaço tão dinâmico e pleno de criatividade e ensinamentos. Parabéns pelo blog, logo de cara dá prá sentir a “simpatia” do visual dele!
Grande abraço
Vicente
Clicio,
acompanho o blog há pouco tempo, mas já me tornei assíduo. Parabéns pelos posts, sempre interessantes.
A questão em discussão me fez lembrar comentários que já ouvi e não são tão incomuns quanto parecem: tem gente deixando o fotômetro encostado, mofando. Apesar do meu pouco tempo de fotografia (meu primeiro contato foi na faculdade de jornalismo), tive a sorte de aprender com pessoas que prezam por uma boa fotometria, iluminação etc.
abs
Meu amigo Clicio, posso te afirmar que vc tera um lugar na historia da fotografia deste pais, não só por causa do seu trabalho maravilhoso, mas tambem por sua inquietação e absoluta vontade de lutar pelo ja estabelecido. A ultima pessoa a levantar esta bandeira contra uso indiscriminado do “fotoxopi” seria um dos pioneiros na fotografia digital, tal como vc. Faço das afirmações da maioria das pessoas que escreveram neste post a minha bandeira.
À muito tempo me incomoda a frase: “faz assim mesmo que depois conserta no Photoshop”!!!!!!!!
E eu ficava me perguntando onde estava a arte da fotografia? Onde estava o cuidado de uma boa produção? De uma boa maquiagem ? Como pode-se contratar um fotografo sem qualificação, para depois tentar se consertar no Computador?
Enfim, espero que esta tendencia da valorização do fotografo, daquele que põe a alma e conhecimento,antes de fazer o click, venha com toda força e torne um divisor de aguas na nossa profissão
Um tesão! Modelo show de bola, foto show de bola, make show de bola! Adorei ver o pózinhos de sombra abaixo dos olhos, os pelinhos do nariz… Ai, ai! Também quero estar longe do laboratório, mas que a realidade é algo muito mais interessante, ah, isso é! 10!
É incrivel mesmo como. Eu nunca curti muito aquelas peles de pera, de casca de laraja… Gosto de ver a pele da pessoa … gosto mais um pouco da realidade q o fake do Ps. apesar que nem sempre o cliente permite isto. Parabens …
Olá, Professor!
Adorei a foto. Se tem algo que respeito na fotografia em si, é a capacidade de reproduzir o que é real. E o que respeito em um fotógrafo, é a capacidade de modificar essa realidade com luz, direção, composição e direção, dentre outras coisas. Atos “reais” que devem ser feitas ANTES do ato de clicar. Um dos livros que mais amo é o da Marylin Monroe clicada pelo fotógrafo Bert Stern. Lá é possivel ver marcas da idade, o grão do filme… lindo… real.
Que definição de imagem ampliada, hein amigo?
Adorei!
Gostei mais ainda de ver você narrar toda a preocupação na hora de fotografar. O mundo digital tem deixado muitos fotografos preguiçosos e descuidados no momento do clic e isso me entristece!
Beijo grande, Lucia Adverse
Estou achando interessante a quantidade de pessoas elogiando e exaltando a fotografia real, sem manipulação.
Não pensei que tantas pessoas achassem isso.
Quando você postava uma foto manipulada, de modelos com pele perfeita, made by photoshop, só lia elogios ao trabalho de manipulação e à beleza que era a “nova” fotografia.
Se essa foto fosse publicada sem assinatura e sem a explicação do processo que você está implementando, será que a aceitação seria a mesma?
Just thinking…
Sérgio,
acho difícil que a foto tivesse a mesma aceitação sem explicação alguma. Mas explicar faz parte do processo (inclusive para mim mesmo), e se as pessoas passarem a enxergar beleza no que é natural (sempre dentro das possibilidades do “real” em uma fotografia), então já será um bom começo!
Obrigado por comentar e refletir.
[…] bastante o resultado do Kodak EPP 120, típico de editorial de revistas. O assunto deste post é o mesmo daquele post abaixo, só mudam a luz, makeup e a câmera. Quando a foto é mais aberta, uma luz decente já traz o que […]
[…] do photoshop em um concurso de fotografia. Ontem, o fotógrafo Clicio Barroso postou em seu blog esta foto “original”, sem o uso do photoshop. É uma foto feita como antigamente, em […]
Eu que sempre fui “ruim” em Photoshop (transformar uva passa em azeitona rs) to adorando essa idéia rs =)
Sempre tenho o maior cuidado em tudo exatamente pra evitar ao máximo a pós-produção, seja um fiozinho de roupa, um cabelo na testa, eu tento sempre deixar o máximo de “perfeição” no clique mesmo, ta certo que não é nenhuma capa de Vogue ou coisa do tipo rs, mas meus minutos de chatisse no estúdio me rendem bem menos tempo na frente (e muita manipulação a menos) do Photoshop, e como isso é bom viu.
Muito bom Clicio, abração!
Não considero incomum essa valorização da fotografia que sai boa direto da câmera. Pelo contrário, vejo frequentemente os fotógrafos usarem como medida de qualidade essa capacidade de fazer fotos que não precisam de pós-processamento. Essa é uma concepção ainda baseada nos tempos do filme, em que os ajustes posteriores eram difíceis, caros e demorados. As fotos que davam certo no momento do click traziam ganho real ao fotógrafo.
A fotografia, no entanto, é um processo. Há uma série de elementos anteriores ao clique e outros posteriores. A maquiagem e a iluminação são partes desse processo tais quais o Photoshop. Não usá-lo não torna a foto mais “real”.
Mas eu entendo esse prazer descrito no artigo de não ter que se preocupar com isso. É uma opção, um método que faz sentido, da mesma forma que para cada autor faz sentido qualquer tipo de abordagem. Cada um de nós tem as suas idissincrasias na forma de conduzir o processo fotográfico. E é ótimo pensar nelas e falar sobre elas.
Abraços,
Rodrigo
Clício,
Você acredita mesmo que é a fotografia é “real”, será? E toda essa maquiagem no rosto dela, que esconde a própria pele, é real? é ela?. A maquiagem não é feita no photoshop mas é feita na pele dela. No fim são duas ferramentas para atingir um objetivo semelhante… maquiar os defeitos, evidenciar detalhes, etc. A luz, também tem o mesmo papel.
Eu sinceramente achei que a luz forte, em conjunto com o olhar dela, de baixo para cima, deixou a foto agressiva. A pele dela não parece natural, tem pelinhos, etc, mas também tem uma textura forte da maquiagem, parece morta. Realmente não vi muito sentido em não usar photoshop nesse caso.
No mais, concordo totalmente com você e acho importantíssimas as questões que você levanta e as experiências que faz…
Vou deixar um link aqui… talvez você já conheça… Algo que segue nessa mesma linha de pensamento.
Abraços e obrigado pela discussão interessante levantada aqui.
Daniel
Oi Clicio !
Adorei seu post !!!
Também estou bem cansada desse excesso de PS, esses rostinhos perfeitos, e, sendo mulher, é pior ainda ! O mais triste é que as pessoas comum acham que é tudo verdade e ficam se comparando ou nos comparando a seres que eles julgam serem perfeitos por natureza rsrsrsrs !
Ai meu Deus tô lascada rsrsrsrs
Bjão
Clicio, se [obviamente] você clicou em RAW, então um mínimo de ajuste de cor e luminosidade você deve ter feito no LighRoom. Estou certo?
[…] do TOP com os casos de fotos de conteúdo jornalísticas com tratamento “pesado”. Depois foi o Clicio Barroso que alimentou a polêmica ao publicar fotos de sua autoria sem tratamento. A discussão se espalhou […]
[…] fotografado bastante a Ellen Melo; tem um rosto lindo, é muito versátil, e tem a idade certa, 17 anos. Explico a idade certa; […]
Clicio,
sempre achei importante fazer um casting cuidadoso para economizar em pos-produçao. A maquiagem precisa ser impecavel. (encontrar um bom maquiador normalmente é mais dificil do que encontrar um rosto bonito)
Utilizo sempre o minimo possivel de photoshop em meus trabalhos, sempre acreditei que a foto deva sair da camera pronta para publicar.
Muitos clientes nao entendem e entao sou obrigado a trabalhar as fotos no photoshop e isso me obrigou a colocar algumas fotos retocadas no meu portfolio.
Fico feliz em ver que outros fotografos tambem estao deixando o photoshop um pouco de lado e fotografando o mundo como ele é.
Abraço
é de fato, depois do Apperture, difícilmente abri o Photoshop. Nele já organizo as fotos, renomeio , exporto para web e pronto, gravo do DVD e vamos para o próximo. Usava Sony F828 , á alguns anos atrás. Migrei para a Canon e não me arrependo nenhum pouco. Consigo controle de cores beeem melhores já na câmera hj do que antigamente…Paz
Olá Clicio,
Apesar deste post ser um pouco “antigo”, o assunto ainda está em alta e em pleno crescimento.
Caso você ainda não tenha assistido, segue o link para uma matéria sobre o uso excessivo do Photoshop.
Com certeza, nós fotógrafos devemos tomar providencias sobre esse assunto, que acaba causando males à sociedade humana, transformando-a em sociedade consumidora que geralmente termina em uma depressão por não conseguir superar sua beleza externa.
Abraço,
esse é o link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u584609.shtml
Clicio,
Excelente a sua iniciativa diante da temática, você me remete ao tempo em que eu fotografava com meu filme P&B, atrás da captura certa, da luz correta revelada nos grãos da película.Você realmente nos faz pensar em fotografia e repensar as nossas atitudes como fotógrafos.Obrigado Mestre Clicio!!
Parabéns.
Olá sou uma criança dando os primeiros passos neste mundo maravilhoso, a arte de fotografar.
Contudo tenho estudado e lido muito a respeito, pois não disponho de recursos financeiros para me aperfeiçoar. Sempre aproveito opiniões de pessoas experientes e oportunidades que a mim aparecem.
Acabei de fazer um curso ministrado pela prefeitura “Foto na Lata”, muito bom para noções básicas.
E de adquirir minha primeira câmera profissional (Canom Sx). Em meio a tantas informações e recursos como o famoso Photoshop, tenho exatamente essa idéia.
Para que adianta uma excelente câmera um ótimo maquiador se você vai alterar tudo. Pois pra mim a fotografia é exatamente a eternização do momento é até triste de ver o que andam fazendo por ai. Minha experiência com fotos na lata me trouxe muito mais satisfação do que abrir o Photoshop e retirar toda e qualquer sarda ou pinta!
Talvez eu esteja começando em um mundo que esta a fim de mudar e rever conceitos, vou continuar acreditando nisso.
Pois meu foco de trabalho é exatamente este, utilizando recursos somente para um desfoque de fundo ou um ajuste de curvas. Só não sei se terei tanto êxito afinal todas (os) querem ser “turbinados e perfeitos” em fotos! Pois para mim a maior transformação já foi feita no momento do registro.
Espero um dia ser considerada como todos aqui!
Abraços
Clicio gostaria de saber de qual agencia a Ellen Melo pertence já procurei mas não encontrei, se possível passe pra mim poder faser uns orçamentos,
grato.
[…] mostrar um processo publicitário, os softwares tradicionais de edição como o Adobe Lightroom e o Adobe Photoshop foram usados. Com arquivos de 25Mpx em Raw, não é muito comum se fazer ao vivo, pois as […]
[…] 01: artigos relacionados: Fotoxópi, Polêmica, Phase One, Things Clear, Gente Normal. Update 02: o Mario Amaya também colocou o […]
[…] fotografado bastante a Ellen Melo; tem um rosto lindo, é muito versátil, e tem a idade certa, 17 anos. Explico a idade certa; […]
Foto MKaravilhosa…
Adoro essas fotografias cruas, sem muito efeito, e como muitos fotografos tambem ja estou cansado de passar mais horas dando aquela ” ajeitada” nas pessoas do que fotografando.
Lembro-me que alguns anos atras com ajuda de uns filtros aqui e outros ali conseguiamos fotos espetaculares, e os poucos que conseguiam transformar a modelo com a maquiagens, filtros e alguns efeitos de iluminção eram considerados os bons.
Hoje voce pode ter o melhor equipamento, fazer a melhor foto, mas se voce não dar aquela photoshopada na cliente voce é terminantemente crucificado, isso sem contar os alguns companheiros de profissão que ainda usam o fato de voce nao abusar tanto do photoshop, para tentar tirar seus clientes.
Eu nao faço editorial como voces, optei pelo social pois quando iniciei por falta de oportunidade mas me adaptei bem, mas vou contar uma coisa. A cada 10 noivas que entram em contato comigo, 11 fazem a mesma pergunta: ” Voce faz Photoshop?”
Lembro que poucos anos atrás as questoes eram como voce fotografava, se fazia foto para casamento, etc.
Bom, estou com voces nessa empreitada do ” não photoshop” em excesso.
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Parabéns, Clício, mestre do Photoshop. A vida é assim mesmo: desconstrução e reconstrução = evolução (pelo menos deveria ser – infelizmente, é para poucos). Fiz alguns cursos com você e tenho alguns livros seus. Sou um fotógrafo desconhecido, mas abandonei a fotografia de modelos muito devido a isso: a antifotografia e a mentira. Hoje só mudo o básico, de forma que a minha foto continue sendo o MEU clique. Trabalho com arte e com pouquíssimos retoques que não passam de revelação digital; meu olhar e técnica é quem estão no comando até o final. Claro que isso não é isso que esse mundo fake globalizado, a vaidade dessas menininhas fúteis e sonhadoras, e as agências e empresas usurpadoras de valores reais desejam. São escolhas a serem tomadas de acordo com valores pessoais, com a ambição e com a importância do dinheiro para cada fotógrafo. Na verdade, sua guinada não foi apenas artística, mas sim filosófica, acho que foi vida – posso estar enganado. Vivemos em um mundo que já é mentiroso demais e que os artistas, em geral, sempre foram a massa lutadora contra as mentiras e hipocrisias. Fotógrafo não é artista?